domingo, 9 de maio de 2010

Jornal Eletrônico: a notícia digital



A internet fez com que a maioria das coisas fossem mudadas e adaptadas a ela, pois “a web representa uma mudança de paradigma comunicacional[...]” (ALVES, 2006). Já foi falado sobre a as fotografias, os vídeos e agora se tratando dos jornais, era inevitável que este também se modificasse, buscando também se adaptar à web. É visível que a informação é muito mais instantânea, é produzida e consumida de uma forma muito rápida, e isso somente é possível através da internet, que permite atualizações a cada minuto, conforme acontecem.




Esta velocidade sem dúvida afeta vários segmentos, os canais de informação, como rádio e televisão, acredito ainda se manterem bem no mercado, pois nem todas as pessoas têm acesso a um computador, muito menos com acesso a rede. Vejo outros fatores que fazem com que o jornalismo em papel e o da televisão ainda tenham seu espaço, o jornal em papel permite a mobilidade da leitura e o telejornal permite um momento de lazer em frente à televisão ou a possibilidade de fazer outra atividade simultaneamente.




O jornalismo on line por outro lado não acumula papel, e para quem tem assinatura de jornal, sabe o quão rápido o jornal antigo vira lixo e como em pouco tempo este lixo se multiplica. Por isso também há uma tendência de os jornais cada vez mais migrarem para o digital, com acesso livre, como os portais de notícias, ou através de assinatura on line. Outra vantagem é a interação com o leitor, pois “[...]mesmo ‘atrelado’ ao modelo do jornal impresso, os produtos começam a apresentar experiências na tentativa de explorar as caraterísticas oferecidas pela rede.” (MIELNICZUK, 2001), e podemos perceber isto através de bate-papos, possibilidade de comentários das matérias, enviar a notícia para algum amigo através do e-mail, mandar e-mails para os editores, etc., Alves (2006) afirma que “todos nós já somos seres multimídia há muito tempo, pois consumimos múltiplos meios de comunicação.” (ALVES, 2006), o que facilita a utilização de todos esses recursos. Também é possível fazer links com outras notícias (hiperlinks), ou seja, várias ferramentas que auxiliam na comunicação.



Quanto a esse novo tipo de suporte de informação, cabe aos profissionais da informação explorá-los, entendê-los para poder recuperar a melhor informação, a mais segura e confiável, diminuindo os riscos e as incertezas de seus usuários. Esta interação do profissional da informação com os meios digitais também é interessante, e por que não necessária, na construção das ferramentas, no disign, na decisão do que deve estar em evidência, e principalmente na indexação dos assuntos a serem recuperados, pois vários sites possibilitam ferramentas de busca. Com isso, cabe a nós, profissionais da informação, nos posicionar e nos especializar cada vez mais em busca da nossa atuação e posição no mercado da informação.

Referência:
ALVES, Rosental Calmon. Jornalismo digital: dez anos de web... a revolução continua. Comunicação e Sociedade. Braga: Universidade do Minho, v. 9-10, p. 93-102, 2006. Disponível em: . Acesso em 3 maio 2010.

MIELNICZUK, Luciana. Características e implicações do jornalismo na Web. Disponível em: . Acesso em 3 maio 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário