segunda-feira, 10 de maio de 2010

Jornais Digitais Internacionais: a informação ao redor do mundo











Há muitos jornais considerados ícones em todo o mundo. Esses jornais são muito importantes, pois representam fontes mais confiáveis, a maioria idônea e principalmente, são formadores de opinião. Muitos deles são antigos, como é o caso do The New York Times, um dos principais jornais mundiais, que foi fundado em 1851, e para continuar sendo um jornal renomado em âmbito mundial, foi necessário que este se adaptasse às novas tecnologias que surgiram ao longo desses quase 160 anos de existência. Outro jornal que julgo bem importante é o Le Monde, da França, fundado em 1944, que também se adaptou à web, sendo hoje também editado em formato on line. Das línguas espanholas há o El Pais, da Espanha e o Clarín, da Argentina, também referências em jornalismo mundial. Citei estes, pois pra mim são os principais, os mais falados, mas os principais países têm um jornal de maior circulação e que é tanto referência dentro do próprio país quanto internacionalmente. No Brasil podemos citar a Folha de São Paulo como o principal jornal do país.
Os jornais, tanto impressos quanto eletrônicos, são uma fonte de informação que suprem as necessidades de estar bem informado com o que está acontecendo ao redor do mundo, sobre essa necessidade, Hnprasad (2000) diz que “la necesidad de información es una relación que se establece entre la información y el propósito de la información.” (HNPRASAD, 2000, documento eletrônico), acredito que por isso, os jornais são tão bem aceitos tanto impressos quanto on line, pois a necessidade de informação faz com que busquemos a informação onde quer que ela esteja.

O profissional da informação se enquadra, como dito anteriormente, no design, na arquitetura da informação disponibilizada na página e também para se manter bem informado, auxiliar um usuário, pois há informações sobre vários assuntos, como economia, política e o jornal é a fonte mais atualizada e mais utilizada para referenciar estes assuntos. É importante também que o profissional da informação esteja sempre bem atualizado com as notícias, e para isso deve recorrer a todas as fontes disponíveis ao seu alcance.



Referência

HNPRASAD, Dr. Usuarios y Necessidades de Información. Forinf@: Revista Iberoamericana de Usuarios de Información, Madrid, n.8, abr./jun.2000. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário