domingo, 11 de abril de 2010

Imagem e Informação = Maior Conhecimento

A imagem sempre foi importante, desde a pré-história. Se não fosse a imagem, uma figura buscando representar algo, não haveria como sabermos como são as coisas sem tê-las diante dos nossos olhos. Com isso, a humanidade seria muito pobre em informação de seus antepassados e de tudo o que aconteceu ao longo de sua existência. Acredito que por essa necessidade de fixar a informação numa linguagem visual, é que as gravuras nas pedras do homem pré-histórico evoluíram para a sofisticada fotografia, e hoje inclusive os vídeos.



A fotografia é muito importante no contexto da informação, pois ajuda a reviver coisas importantes, que poderia estar apenas na nossa imaginação, ela faz com que partamos de um princípio mais sólido para então conseguirmos viajar em sua história, na história da imagem reproduzida na fotografia, num simples papel com uma gravura que pode conter inúmeros significados.

A imagem estática presente na superfície do papel guarda muitas informações. Quando está inserida na biblioteca ou em um arquivo, é porque consegue trazer informações ricas sobre determinado assunto ou período histórico. A medicina consegue ser mais bem estudada por ter nos livros imagens perfeitas de “pedaços” do nosso corpo, que caso não pudessem ser visualizadas nas fotografias dos livros ou do meio eletrônico, não haveria como sabermos o que acontece em nosso organismo sem utilizar técnicas caras e complicadas toda a vez que quiséssemos vê-los. Antes havia os desenhos, que neste exemplo, nada mais são que a fase anterior à fotografia, que por sua vez evoluiu o estudo.


As fotografias não são somente importantes para a área científica, elas também são importantes nos livros de história, por exemplo, para que possamos visualizar épocas diferentes, ou na geografia, que tem tantos lugares diferentes. Enfim, acredito que a imagem é importante em todas as áreas, com a velocidade em que dissipamos e adquirimos informação, a linguagem visual faz com que nossos processos cognitivos assimilem de melhor forma a informação que estamos recebendo, sendo assim mais fácil torná-la conhecimento, muitas vezes feito pela associação da imagem com a informação.


Bom, vejo que se é importante para os livros, documentos e para transmitir a informação, então é importante para a biblioteca e para o arquivo, que tem em um de seus objetivos obter a melhor informação para poder passá-la de melhor forma para seus usuários.


Fonte Consultada:

SILVA, Rosi Cristina da. O profissional da informação como mediador entre o documento e o usuário: a experiência do acervo fotográfico da fundação Joaquim Nabuco. SL. 2007 Disponível em: http://www.aargs.com.br/cna/anais/rosi_silva.pdf Acesso em: 09 abr. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário