sexta-feira, 16 de abril de 2010

Banco de Imagens Digitais

Oi pessoas!!!



Semana passado eu falei sobre as fotografias, sobre a sua importância em passar informação. Hoje eu vou falar um pouco sobre os bancos de imagens digitais.
Bom, como as imagens são digitais, elas ou são tiradas por máquinas digitais (superpopulares hoje em dia), ou são fotos de máquinas analógicas digitalizadas, isso acontece muito com as nossas fotos mais antigas que a gente digitaliza para guardar, pois com o tempo elas se deterioram.



Os bancos de imagem digital tem também esta função, guardar as fotos em formato digital para preservá-las como memória. Mas, além disso, o banco disponibiliza suas imagens para uso em geral da população. Para isso, alguns bancos disponibilizam as imagens mediante a pagamento, em alguns, precisa pagar somente uma vez e utilizar a imagem à vontade (royalty-free), em outros, deve-se pagar toda a vez que for usar (royalties).



Há também os gratuitos, mas dentre estes, alguns não permitem o uso das imagens para fins comerciais. Castaño diz que as imagens de direitos livres “[...] una vez adquiridas pueden modificarse y utilizarse cuantas veces se desee para cualquier uso, comercial incluido, siempre y cuando esté en los límites de la ley.” (CASTAÑO, 2001). Algumas fotos, mesmo gratuits, necessitam de autorização do fotógrafo.



Quando as fotos possuem imagens de pessoas, é necessário uma autorização destas pessoas para a divulgação da foto, isso é chamado direito de uso, que Castaño (2001) justifica como “El derecho de imagen, o a la privacidad se refiere al poder de las personas para evitar una no deseada publicidad de su vida privada.” (CASTAÑO, 2001).



Esses bancos são muito utilizados na publicidade, tanto por jornalista (fotos do jornal), quanto nos sites. Os bancos gratuitos disponibilizam, sem burocracia, fotos para serem publicadas em blogs, como é o caso desse. Eu retirei as fotos do banco Shutterstock, que é um banco de acesso gratuito.



O vídeo abaixo é a propaganda do Grupo Keystone, uma empresa de banco de imagens que busca atender o mercado publicitário e editorial, com fotos nacionais e internacionais. Há coleções royalty-free e royalties, ou seja, as imagens são disponibilizadas mediante pagamento.
(Não consegui salvar o vídeo para postar, mas mesmo assim o link já ajuda).
Referência:

CASTAÑO, J. E. M. Bancos de imágenes: evaluación y análisis de los mecanismos de recuperación de imágenes. El profesional de la información, v. 10, n. 3, mar 2001. Disponível em

Nenhum comentário:

Postar um comentário