domingo, 20 de junho de 2010

Vida Digital: na biblioteca e em qualquer outro lugar


Após explorarmos vários recursos da Web 2.0, como os blogs, a fotografia digital, os repositórios de imagens e vídeos digitais, os jornais nacionais e internacionais em formato on line, os webmuseus e as redes sociais, é importante pensarmos como essas ferramentas tão úteis da Web 2.0 auxiliam a busca e a recuperação da informação.
Todas as ferramentas da web são fontes de informação, ou seja, aumentam o leque de possibilidades de encontrar uma informação. Percebe-se isso no momento de buscar algo que ainda não conhecemos direito, então através de blogs, wikis, redes sociais dentre outras, inteiramo-nos sobre o assunto, diminuimos dúvidas e aumentamos certezas sobre as nossas necessidades informacionais, sem contar que muitas vezes descobrimos novas fontes de informação, ou materiais que possam ser de nosso interesse.
Com a difusão da internet, blogs, sites, redes sociais, repositórios, fóruns de discussão já fazem parte naturalmente da nossa rota por busca da informação, por tanto, cabe aos bibliotecários (no meu caso “futura”) explorar ao máximo essas maravilhosas ferramentas de comunicação, divulgação, interação, etc. do mundo moderno, a fim de construir, melhorar, reformular a relação da biblioteca com seu usuário, não só na busca, mas na recuperação, através de tags sugeridos por quem mais necessita da informação, no serviço de referência, no momento do empréstimo (lembretes por e-mail), divulgação de novas aquisições, entre outras.
A nova era da informação já está acontecendo! A questão não é discutir se é ou não boa para os velhos suportes, para as grandes empresas não perderem dinheiro. O paradigma já é outro, é saber como fazer para se adaptar às suas ferramentas, como tirar o maior e melhor proveito, é nisso que temos que focar, independentemente da área que atuamos!
Vamos ser, fazer e ter a nossa vida digital!
Fonte consultada:
ARNAL, Dídac Margaix. Informe APEI sobre web social. Espanha: APEI, 2008. Disponível em: <>. Acesso em 19 jun. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário