Com a grande democratização da internet e a acessibilidade a computadores, muitas pessoas passaram a criar blogs pessoais e empresas também construíram seus blogs como forma de comunicação e propaganda. Mas dentre os blogs mais fúteis e que não conseguem se manter por muito tempo, há também blogs interessantes, com os mais variados tipos de assuntos, que são atualizados com regularidade, e por isso merecem a fama que tem. Bom, então pra tentar diferenciar os blogs que são considerados fontes mais seguras e mais agradáveis, segue abaixo algumas perguntas pra tentar avaliar os blogs e definir se eles são realmente bons.
1) Possui Fotos e/ou vídeos que ilustrem o assunto comentado?
2) A visualização do site é boa, as combinações de cores permitem uma leitura agradável, o tamanho da fonte é bom?
3) O blog é atualizado com regularidade?
4) A linguagem do blog é acessível?
5) As informações postadas possuem referências?
6) O blog é de fácil navegação? Há orientação de as informações do blog estão localizadas, como os posts mais antigos?
7) O blogs remete a links interessantes que tratem do assunto postado?
8) As informações postadas fazem sentido, são finalizadas e abordadas com clareza ou deixam dúvidas?
9) Os comentários e dúvidas são respondidos pelo autor do blog, dando suporte e demonstrando interesse naqueles que acessam seu blog?
10) O URL é estável ou muda com freqüência?
Acredito que para cumprir esses requisitos e outros tantos utilizados na avaliação de blogs, a pessoa que se propões a criar um blog deve primeiramente gostar de tecnologia e do que está fazendo, além de possuir um tempo disponível para cumprir os itens citados acima e então ter uma blog fazendo sucesso na internet.
Para conseguir formular essas perguntas, me baseei nos autores Sonia Jiménez Hidalgo, Javier Salvador Bruna, Luísa Alvim e Maria Inês Tomaél et ali.
Nenhum comentário:
Postar um comentário