segunda-feira, 29 de março de 2010
Para avaliar os blogs...
1) Possui Fotos e/ou vídeos que ilustrem o assunto comentado?
2) A visualização do site é boa, as combinações de cores permitem uma leitura agradável, o tamanho da fonte é bom?
3) O blog é atualizado com regularidade?
4) A linguagem do blog é acessível?
5) As informações postadas possuem referências?
6) O blog é de fácil navegação? Há orientação de as informações do blog estão localizadas, como os posts mais antigos?
7) O blogs remete a links interessantes que tratem do assunto postado?
8) As informações postadas fazem sentido, são finalizadas e abordadas com clareza ou deixam dúvidas?
9) Os comentários e dúvidas são respondidos pelo autor do blog, dando suporte e demonstrando interesse naqueles que acessam seu blog?
10) O URL é estável ou muda com freqüência?
Acredito que para cumprir esses requisitos e outros tantos utilizados na avaliação de blogs, a pessoa que se propões a criar um blog deve primeiramente gostar de tecnologia e do que está fazendo, além de possuir um tempo disponível para cumprir os itens citados acima e então ter uma blog fazendo sucesso na internet.
Para conseguir formular essas perguntas, me baseei nos autores Sonia Jiménez Hidalgo, Javier Salvador Bruna, Luísa Alvim e Maria Inês Tomaél et ali.
sábado, 20 de março de 2010
Apresentação/Blog/Biblioteca
Este blog foi elaborado para a disciplina BIB03228 – Mídias Digitais. Com isso, um dos objetivos do blog é tentar construir e conhecer juntos conceitos sobre o novo formato de disseminação da informação, o suporte eletrônico, na rede de computores. O que a web possibilita e como acrescenta para as unidades de informação, principalmente para a biblioteca.
Bom, não sou nenhuma “blogueira” de plantão, mas vamos utilizar este recurso tecnológico para falarmos um pouco da nossa “Vida Digital”. É importante ressaltar também a utilização dessas “mídias digitais” em diversos âmbitos de nossas vidas, com um enfoquezinho especial nas bibliotecas.
Vou iniciar comentando um pouco sobre os blogs, que afinal, com a disseminação de tantas tecnologias, um dia eu também iria ser “fisgada”. A velocidade com que as informações são produzidas e consumidas no mundo é inevitável que as formas de comunicação fossem evoluindo com o objetivo de suprir essas necessidades. Aliás, se os meios de comunicação não evoluíssem, a humanidade não evoluiria, imaginem um chefe de estado indo fazer negociações com o chefe do estado vizinho a pé! Bom, se não houvesse meios de comunicação, ambos não saberiam da existência de seus vizinhos, a não ser que fossem passear e pá! Descobrissem que não eram os únicos no mundo. Ou se ainda nos comunicássemos com sinais de fumaça, ou cartas que levavam dias para chegar. Realmente, ainda bem que veio o e-mail!
Vejo a finalidade do blog como um meio de me (blogueira) comunicar com muitas pessoas, e inclusive agregar as pessoas que têm o mesmo tipo de pensamento, ou que discorde em algumas coisas e queira discuti-las. O autor Sousa diz que com a popularização do acesso à internet e aos blogs, o cidadão comum “[...] pode utilizar um canal onde a sua opinião passou a ser encarada como importante por um grande número de outros cidadãos que produzem e consomem informação de forma emergente.”. Essa frase justifica bastante a quantidade de blogs que há na rede.
A Biblioteca nesta história:
BARROS, Morenos Albuquerque de. Blogs e Bibliotecários. Disponível em:
SOUSA, Paulo Jorge; et ali. A Blogosfera: perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação. Cadernos Bad. v. 1, 2007, p. 87-106. Disponível em: